
30 minutos no paraíso...
É uma metáfora que o veterano realizador Sidney Lumet apresenta no início da trama de seu filme mais recente, Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the Devil Knows You're Dead, 2007), pois 30 minutos no paraíso é a sensação da família Hanson, antes da tragédia que ocorrerá em um assalto tramado pelos irmãos Andy e Hank, interpretados respectivamente por Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke, acarretando consequências dolorosas em uma família distante de seus entes e degradada nas suas relações humanas. Lumet, que possui entre alguns títulos na sua filmografia trabalhos como 12 Homens e uma Sentença (1957), Serpico (1973), Assassinato no Expresso Oriente (1974), Um Dia de Cão (1975) e O Veredicto (1982), rege um elenco de 1ª que ainda conta com Albert Finney e Marisa Tomei.
Os irmãos Hanson são independentes dos pais, contudo possuem problemas como dívidas e instabilidade familiar nos seus relacionamentos. O corretor de imóveis Andy (Hoffman) propõe a seu irmão mais novo, Hank (Hawke), uma solução para resolver parte de seus problemas: um assalto. Todavia, não é um simples assalto que sanará suas dívidas – tem que ser algo seguro, algo que eles conheçam, como um negócio familiar. Por isso, o alvo escolhido é: uma joalheria. De propriedade de seus pais, a loja possui seguro e não causaria maiores danos materiais aos proprietários. Mas, quando põem em prática a ação, termina o que seria sua meia-hora no paraíso e os membros da família Hanson conhecerão o inferno, proporcionado pelo fracasso da ação.
A densidade da trama é construída pelo ótimo roteiro assinado por Kelly Masterson, que, por meio de flashbacks, monta um mosaico de situações antes e depois do ato ilícito e da tragédia. O patriarca da família Charles (Finney), inconformado e sem ainda entender o porquê da tragédia, parte em uma dolorosa busca pela verdade e para achar os culpados. Enquanto os irmãos tentam por todos os meios eliminar as evidências que possam ligá-los ao crime, nesse momento as aflições de cada um vêm à tona: casos obscuros, relacionamentos extraconjugais, consumo de drogas e fraudes dão uma dramaticidade ímpar à trama.

As mazelas familiares são expostas, a autoculpa da criação e rejeição por meio de questionamentos fazem de Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto uma forma pela qual Lumet apresenta, via cinema, as consequências da desestruturação familiar e ambições ilícitas do sonho americano. Pois mesmo com os problemas vividos pela família Hanson, os mesmos não tinham noção do paraíso em que viviam. No entanto, a ambição e inconsequência tornariam suas vidas um inferno sem fim. Melhor dizendo, com um fim buscado de forma incessante pelo patriarca Charles Hanson.
Obscuridade é corriqueiro na vida dos personagens, ao longo do filme cada um deles é retratado antes, durante e após a tragédia, as ambições e casos extraconjugais do casal Andy e Gina, a falta de perspectiva de Hank e o aparecimento de alguns personagens que ameaçam sua situação enriquecem o desenrolar do filme. Sem a pretensão de comparar ou mesmo de fazer uma analogia entre Crime e Castigo, de Dostoievski, a fita de Sidney Lumet retrata a agonia, inconformidade, falta de escrúpulo, desintegração familiar e outras intempéries que ocorrem no destino de cada personagem ao longo das semanas que circundam a tragédia.

3 comentários:
bom texto, hudson. fiquei interessado em ver o filme.
Ah, esse eu tenho aqui. Qualquer hora dessas, eu confiro!
Tinha dito antes e digo agora: gostei, Hud! :-)
Sidney Lumet é uma boa pedida. Pelo menos é certeza de um filme correto.
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